PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DOS SOLOS DO BRASIL COM BASE NA TEMPERATURA DO AR, USANDO INTERPOLAÇÃO E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO (SRTM)

Autori

  • Gustavo Souza Valladares UFC
  • Marcos Gervásio Pereira UFRRJ

Abstract

Em 2006 foi lançada a segunda edição do “Sistema Brasileiro de Classificação de Solos”, que já está bem estruturado até o quarto nível categórico. Porém os cientistas em taxonomia de solos do Brasil estão fazendo o esforço para definir o quinto e sexto níveis categóricos. Neste contexto o regime térmico pode ser utilizado, pois infere a respeito da gênese dos solos e da aptidão edafoclimática das culturas agrícolas. Devido à escassez de dados de temperatura do solo no Brasil, propõem-se empregar a temperatura do ar na classificação dos solos brasileiros quanto ao seu regime térmico. Técnicas de geoprocessamento, interpolação de dados espaciais e modelos digitais de elevação são ferramentas úteis no mapeamento de dados da temperatura do ar. O objetivo do presente trabalho é mapear e propor classes de regime térmico do ar para a classificação dos solos brasileiros nos níveis categóricos inferiores, para isso foram utilizadas técnicas de geoprocessamento, interpolação, modelo digital de elevação (SRTM) e análise de regressão linear múltipla. A metodologia empregada no mapeamento mostrou-se adequada, proporcionando uma adequada classificação do regime térmico do ar, baseado na temperatura média e na amplitude térmica. As classes propostas e o mapeamento gerado poderiam ser empregados na classificação dos solos brasileiros.

Biografie autore

Gustavo Souza Valladares, UFC

Professor do Departamento de Ciências do solo da UFC

Marcos Gervásio Pereira, UFRRJ

Professor Do Departamento de Solos da UFRRJ

Pubblicato

2010-11-23

Come citare

Valladares, G. S., & Pereira, M. G. (2010). PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DOS SOLOS DO BRASIL COM BASE NA TEMPERATURA DO AR, USANDO INTERPOLAÇÃO E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO (SRTM). Revista De Geografia, 27(2), 98–109. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228785

Fascicolo

Sezione

Geografia Física