CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO PARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE ÁREA DE INSTALAÇÃO DE POSTO DE COMBUSTÍVEL
Abstract
O presente trabalho descreve as atividades referentes ao levantamento dos principais condicionantes do meio físico associados às áreas de influência direta e indireta de empreendimentos do tipo posto de abastecimento de veículos, localizado na zona central do sítio urbano do município de Ilhéus-BA. O método adotado utilizou técnicas de mapeamento geotécnico para a espacialização e caracterização dos atributos físico-ambientais, bem como para avaliação de suas adequabilidades e susceptibilidades, frente as solicitações impostas por este tipo de empreendimento, tendo em seguida sido realizada campanha de amostragem de água subterrânea no sentido de determinação de possível contaminação por BTEX do lençol freático. Dessa forma, os resultados alcançados pelo mapeamento foram úteis no sentido de produção de informações físico-ambientais tendo em vista o atendimento as demandas da legislação ambiental em vigor. Os resultados das análises de amostras de água subterrânea indicaram valores inferiores aos estabelecidos na Portaria 518 de 26/03/2004 do Ministério da Saúde referente a concentrações que causam risco a saúde humana.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.