USO E COBERTURA DO SOLO EM ÁREAS SEMIÁRIDAS DO NORDESTE DO BRASIL
Abstract
A ocupação desordenada dos espaços pela sociedade vem pressionando os recursos naturais que, muitas vezes, são utilizados de forma inadequada. O objetivo deste estudo é o de analisar o uso e ocupação do solo em área semiárida do Nordeste do Brasil, com especial atenção ao município de São José do Sabugi, utilizando imagens do Landsat TM 5. O município possui: Savana-Estépica Arborizada, áreas com utilização antrópica (agropecuária), áreas com uma maior presença de solo exposto e as áreas com vegetação ciliar. O método da Máxima Verossimilhança (MAXVER) apresentou uma boa resposta na classificação da imagem do município de São José do Sabugí, podendo ser perceptível a discriminação entre os diferentes níveis de Savana-estépica Arborizada condicionadas ao uso do solo. A influência topográfica exerce grande influencia na distribuição da Savana-estépica Arborizada no município. Esses resultados podem servir para tomada de decisão de políticas públicas em áreas semiáridas do Nordeste do Brasil. Em geral, sugere-se que esses resultados sejam encontrados com bastante semelhança para outras áreas semiáridas do Nordeste do Brasil.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.