ANÁLISE DA COBERTURA DO SOLO NA REGIÃO DO RIO PARDO, RS, COM BASE EM IMAGENS ESPECTRAIS DO MAPEADOR TEMÁTICO DO LANDSAT 5
Abstract
Este trabalho teve por objetivo determinar o balanço de radiação à superfície com base nas sete bandas espectrais do Mapeador Temático do Landsat 5. Duas imagens da região do município do Rio Pardo, RS, para os dias 16/08/1988 e 16/03/2008, foram processadas utilizando-se Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL). Amostras das áreas com vegetação nativa, solo exposto, água superficial e parte da área urbana da área de estudo foram utilizadas na diferenciação dos pixels. Foram obtidos para cada data analisada o albedo e o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (IVDN), com base na radiância dos canais reflectivos (1, 2, 3, 4, 5 e 7), bem como a temperatura de cada pixel com o canal termal (6) do Landsat 5 – TM. Os resultados indicaram que o saldo de radiação em 1998 atingiu o valor médio de 370 W m-2, no horário da passagem do satélite, bastante inferior daquele encontrado para 2008, que foi de 510 W m-2. A cobertura vegetal da superfície predominante na área de estudo é do tipo vegetação rala, ocupando um pouco mais de 700 km2 da área territorial durante as datas analisadas.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.