FEIRA LIVRE DE BURITIZEIRO – MG׃ UMA ABORDAGEM SOCIOECONÔMICA
Abstract
RESUMO As feiras populares, assim como os estabelecimentos de pequeno porte são importantes para a economia de seus municípios. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma abordagem socioeconômica da Feira Livre de Buritizeiro – MG. Caracterizando seu espaço físico a partir da observação in lócu e levantamento do perfil dos mercadores. A metodologia adotada parte da pesquisa bibliográfica em periódicos, sites específicos, artigos afins e dissertações de mestrado e aplicação de questionário semi-estruturando, cujo objetivo é apresentar a dinâmica das mercadorias expostas na referida feira. As conclusões apontam para a determinante de que 65% dos produtos expostos na mesma são oriundos de outra cidade enquanto apenas 30%, são produzidos em Buritizeiro. Quanto à natureza das mercadorias: 60% são hortaliças, legumes, produtos rurais (rapaduras, doces, mandioca, etc.); e, no entanto 10% se resumem em artigos diversos (CDs, DVDs, e afins), que são produtos industrializados. O trabalho ainda mostra que apenas 50% dos feirantes gastam menos de 50,00 R$/mês com transporte, uma vez que 70% desses residem no mesmo município da feira. Outra questão levantada é a quantidade de tempo que a classe trabalha nesse seguimento, pois 70%, participam da feira mencionada a mais de 5 anos. E ocorrem casos de 15, 18 e até mais de 40 anos, fatos que apresentam a tendência da atividade mencionada passar de pai para filho. Palavras Chave: Feira Livre, Buritizeiro, espaços efêmeros FRIDAY FREE BURITIZEIRO - MG: A SOCIOECONOMIC APPROACH ABSTRACT The popular festivals, as well as small businesses are important to the economy of its cities. Accordingly, this paper presents an approach of socioeconomic Buritizeiro Free Fair - MG. Featuring its physical space from the observation in locus of the profile of merchants. The methodology of the research literature in journals, site-specific, related articles and dissertations and application of semi-structured questionnaire, aimed at presenting the dynamics of the goods exhibited at that fair. The findings point to the determinant of that 65% of the products displayed in the same come from another city while only 30% are produced in Buritizeiro. The nature of the goods: 60% are vegetables, legumes, rural products (brown sugar, candy, cassava, etc.). And yet 10% are summarized in various articles (CDs, DVDs, and the like), which are industrial products . The work also shows that only 50% of merchants spend less than U.S. $ 50.00 / month with transport, since 70% of these reside in the same county fair. Another issue raised is the amount of time the working class in this segment, since 70% mentioned participating in the fair for more than five years. And any cases of 15, 18 and even over 40 years, facts that have mentioned the tendency of the activity passed from father to son. Keywords: Free markets, Buritizeiro, ephemeral spacesDownloads
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