ATLAS ELETRÔNICO ANALÍTICO COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Authors

  • Ana Lúcia Bezerra Candeias UFPE
  • Clécio Barbosa Souza Júnior CHESF
  • José Almir Cirilo UFPE
  • João Rodrigues Tavares Junior UFPE

Abstract

A água é insumo final ou intermediário para as atividades humanas, e com o aumento da intensidade e variedade de seu uso, ocorrem conflitos entre usuários. Este artigo propõe a construção de um Atlas Eletrônico Analítico que permita ao usuário consultar e gerar mapas interativamente, dando suporte à gestão dos recursos hídricos. Um ponto importante na implementação do atlas é a possibilidade de geração de novas informações a partir dos dados originais, o que pode ser feito através da combinação de diferentes feições cartográficas, e também da importação de novas informações para os bancos de dados alfa-numérico e gráficos, gerando mapas temáticos atualizados.

Author Biographies

Ana Lúcia Bezerra Candeias, UFPE

possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1992) e doutorado em Computação Aplicada com ênfase em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens (Processamento Gráfico - Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de imagens, sensoriamento remoto, geoprocessamento, cartografia, e realidade virtual. É coordenadora do projeto Tecnologias sociais para gestão e recuperação de áreas degradadas no alto trecho da bacia do Pajeú - Pernambuco. Participa do Projeto INNOVATE (INterplay between the multiple use of water reservoirs via inNOVative coupling of substance cycles in Aquatic and Terrestrial Ecosystems)aprovado pelo MCT e pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa - BMBF. E participa do projeto intitulado Sistema de informação geográfica (SIG) para localização de centrais termoelétricas solares de grande porte (100 MWe) no semi-árido nordestino.

Clécio Barbosa Souza Júnior, CHESF

Trabalha na Divisão de Manutenção Civil da Geração-CHESF e Professor da Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geoprocessamento e Saneamento Ambiental.

José Almir Cirilo, UFPE

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), com Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste e Secretário Executivo de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco. Participou do CTHIDRO-Comitê Gestor do Fundo de Recursos Hídricos do Ministério de Ciência e Tecnologia, primeiro como representante da comunidade científica (2001-2004) e depois como Presidente do Comitê Gestor (2005-2010). É Secretário Executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos-Pernambuco. Coordena projetos de pesquisa, como a sub-rede de recursos hídricos da Rede Nacional de Mudanças Climáticas, e projetos de cooperação internacional. É Ex-Presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos, da qual hoje é conselheiro. Foi Diretor de Recursos Hídricos e Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Foi membro da diretoria do comitê da bacia do rio São Francisco, representando até 2006 a comunidade científica, e agora representa no Comitê o Governo de Pernambuco. Foi membro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos em 2001. Sua experiência é voltada à Engenharia Civil, atuando principalmente nas seguintes áreas: Hidrologia, Hidráulica Fluvial, Macrodrenagem, Geoprocessamento, Gestão de Recursos Hídricos, Otimização e Sistemas de Suporte à Decisão. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

João Rodrigues Tavares Junior, UFPE

Matemático/Geográfo e Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (stricto sensu acadêmico) pela UFPE (2003) pesquisa em Visualização Cartográfica em Realidade Virtual. Doutor em Geociências (stricto sensu acadêmico, 2008), Geofísica Aplicada (Métodos Potenciais) usando modelagem gravimétrica inversa 2-D e 3-D, magnetométrica inversa 2-D. Pós-Doutorado em Sensoriamento Remoto usando Differential Interferometry Synthetic Aperture Radar. Atua em pesquisas em Sensoriamento Remoto.

Published

2014-08-07

How to Cite

Candeias, A. L. B., Souza Júnior, C. B., Cirilo, J. A., & Tavares Junior, J. R. (2014). ATLAS ELETRÔNICO ANALÍTICO COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Revista De Geografia, 30(3), 226–243. Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229019