RELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS HÍDRICOS E MORFOANATÔMICOS FOLIARES E O COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ESPÉCIES DA CAATINGA UTILIZANDO IMAGEM DE SATÉLITE (THEMATIC MAPPER LANDSAT 5)
Abstract
O conhecimento da interação entre a radiação eletromagnética e a vegetação permite interpretar dados de sensoriamento remoto, que por sua vez possibilita mapear e monitorar a vegetação de extensas áreas a baixo custo. Este trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento espectral entre espécies diferentes e confirmar relações estatísticas entre o seu comportamento espectral e parâmetros hídricos e morfoanatômicos foliares. Para tal, foram coletadas amostras foliares de espécies em áreas homogêneas localizadas na zona da Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó. A partir do material coletado foram obtidos vários parâmetros do estado hídrico das plantas e foram realizadas diversas análises anatômicas. As medidas espectrais foram realizadas em imagem do mapeador temático do satélite Landsat 5 com passagem próxima da data de coleta. Foi observado que a banda 3 apresentou correlação linear com todos os parâmetros do estado hídrico, a banda 4 apresentou correlação linear com o PWC e %LWC, as bandas 1, 2, 3 e 5 apresentaram correlação linear com o LWC. Em relação às medidas morfoanatômicas, observaram-se relações estatisticamente significativas entre as bandas 2 e 3 e a espessura total da folha e entre a banda 4 e a espessura da cutícula e a face abaxial da epiderme.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.