A ESCASSEZ E ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA AMBIÊNCIA URBANA DO MUNICÍPIO DE ASSUNÇÃO - PARAÍBA
Abstract
Esta pesquisa objetivou diagnosticar o serviço público de abastecimento de água num contexto da problemática da escassez, qualidade e da potabilidade desse recurso no município de Assunção-PB. A insuficiência de água potável é um dos grandes problemas que a população assunçãoense sempre enfrentou, pois além da escassez-potabilidade, a degradação ambiental dos mananciais que abastecem a região encontra-se na sua maioria secos ou contaminados, tornando-as inadequadas para o consumo humano, bem como o desperdício no translado desde os armazenadores (açudes, barragens e poços artesianos) até a chegada ao principal reservatório da cidade que é o Chafariz Público Municipal, em decorrência das péssimas condições dos carros-pipas. A situação da urbs é agravada devido não haver água encanada em 100% das residências, no qual esses moradores ficam a mercê das políticas públicas deficitária e assistencialista. Quanto à quantidade, foram avaliados os processos de restrição quando ao uso humano, em decorrência de não haver na região adutora nem grandes reservatórios para armazenamento da água, em detrimento da falta de uma operacionalização justa e humana por parte do estado, município e do próprio governo federal. Palavras chave: Abastecimento. Água. Escassez. Qualidade. Potabilidade.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.