As feiras populares no Nordeste Brasileiro: aportes iniciais

Autori

  • Luiz Antônio Araújo Gonçalves Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Virginia Célia Cavalcante Holanda UVA

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229253

Abstract

O presente o artigo analisa as transformações que vêm ocorrendo nas feiras nordestinas. Busca-se apreender o conteúdo dessas transformações na perspectiva da sociedade e do espaço tendo como objeto de pesquisa as feiras de confecção que ocorrem nos municípios de Caruaru em Pernambuco; Feira de Santana na Bahia e Sobral no Ceará. Nas cidades do Nordeste, as feiras têm como principal característica, o comércio de rua situado, em geral, nas áreas centrais onde barracas são instaladas para abrigar os produtos comercializados. No passado, a dinâmica da cidade e da feira se fundia dada a importância dessa forma de comércio na construção do lugar e das práticas espaciais cotidianas. A grande concentração e fluxo de pessoas e mercadorias transformavam a fisionomia das cidades sertanejas, alterando o ritmo da vida citadina. Desse modo, a feira constituía uma centralidade por ser lócus de comercialização da produção regional atraindo pessoas do campo e de núcleos urbanos menores. Contudo, constata-se na atualidade uma verdadeira metamorfose da feira em sua forma e conteúdo evidenciado pela inserção maciça de produtos da indústria da confecção e vestuário.

Biografie autore

Luiz Antônio Araújo Gonçalves, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade  Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UVA. 

Virginia Célia Cavalcante Holanda, UVA

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE.

Pubblicato

2017-08-13

Come citare

Araújo Gonçalves, L. A., & Holanda, V. C. C. (2017). As feiras populares no Nordeste Brasileiro: aportes iniciais. Revista De Geografia, 34(2). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229253

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico