PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E CONFORTO TÉRMICO: O ESTUDO DE RESIDÊNCIAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE LONDRINA (PR)
Abstract
O objetivo da presente pesquisa é analisar a influência da produção e organização do espaço urbano de Londrina (PR) no conforto térmico do interior de residência por meio do método do Sistema Clima urbano (MONTEIRO, 1976). Este trabalho tece como fonte de pesquisa três residências com características construtivas, locacionais e sociais distintas no contexto urbano de Londrina (PR). Foram utilizados dados socioeconômicos, assim como a geração de dados de temperatura e umidade por meio da instalação de aparelhos termo-higrômetros no interior de cada residência. Os aparelhos armazenaram dados de temperatura e umidade a cada hora, em dois períodos distintos (o verão dias 03 a 23 de janeiro de 2015 e o inverno de 25 de julho a 14 de agosto do mesmo ano). Os resultados indicam que as populações com renda mais baixa residem em áreas com preços mais acessíveis, ao contrário da população que possui maior renda domiciliar, que reside em áreas mais valorizadas. As residências com padrões construtivos mais baratos (madeira e alvenaria simples) são as que abrigam essa população com renda domiciliar mais baixa e apresenta os valores de temperatura interna mais elevadas com baixos valores de umidade; enquanto que a residência de alvenaria possui registros que indicam conforto térmico.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.