SUBSISTEMA FÍSICO-QUÍMICO: ANÁLISE DA POLUIÇÃO DO AR E HOSPITALIZAÇÕES POR DPOC
Abstract
O objetivo do trabalho foi analisar a influência dos elementos climáticos e da poluição do ar nas hospitalizações por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) na cidade de Ribeirão Preto/SP. Baseou-se no referencial proposto por Monteiro (1976) enfocando o subsistema físico-químico. Além disso, foram analisados dados dos elementos climáticos do período de 2002 a 2007 e dados das hospitalizações por DPOC com técnicas estatísticas descritivas e modelo de regressão. Foram representados espacialmente os casos da DPOC na cidade, no intuito de compreender as áreas de incidência e a realizou-se trabalho empírico com aplicação de 300 questionários nas áreas de maior acometimento da doença. Os resultados demonstraram o incremento dos casos nos meses do inverno. A diminuição da temperatura mínima a valores inferiores a 15°C e temperatura média inferior a 21,5°C aumentam o risco de hospitalizações, essas condições estão associadas a sistemas atmosféricos estáveis. O mapeamento dos casos revelou a maior ocorrência nas áreas com condições de alta vulnerabilidade socioambiental e por meio dos questionários verificou-se que a maioria dos moradores percebem os efeitos da poluição do ar sobre o processo saúde-doença. Neste contexto, comprovou-se que as hospitalizações por DPOC possuem estreita conexão com a produção social do clima urbano.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.