Variabilidade decadal da precipitação em Microrregiões do Piauí – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229275Abstract
As variabilidades decadais e a comparação com a média histórica pluviométrica para as microrregiões de coleta de precipitações no Estado do Piauí, baseando-se em séries históricas de 1912 a 2011 e de 1962-2011, poderão contribuir nas decisões de setores como a economia, agropecuária, irrigação, produção de energia, recursos hídricos, aos técnicos agrícolas e tomadores de decisões, principalmente em casos de eventos extemos. Os fatores provocadores de chuvas para a área em estudo demostram suas variabilidades dependendo das atividades de sistemas atmosféricos atuantes como: Zona de convergência do Atlântico Sul, Zona de Convergência Intertropical, vestígios de frentes frias, Linhas de instabilidades e as formações dos ciclones de altos níveis, contribuindo para maiores ou menores variabilidades pluviométricas. As contribuições locais e a Zona de Convergência Intertropical atuam com intensidade no setor norte e provocaram chuva acima da normalidade em algumas décadas. As influencias dos fenômenos El Niño (La Niña) para as décadas em estudo na forma de fenômenos adversos apresentaram contribuições isoladas.
Palavras-chaves: Oscilações decadal, irrigação, fatores provocadores e/ou inibidores de chuvas.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.