ANÁLISE DO CAMPO TÉRMICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DUAS BOCAS (ES)
Abstract
O mapeamento do campo térmico no recorte espacial de bacias hidrográficas com características rurais e Mata Nativa ainda é incipiente nos estudos de climatologia geográfica. Em função disto, este trabalho visou analisar o campo térmico da bacia hidrográfica da bacia hidrográfica do rio Duas Bocas (ES). Para tal, foram utilizadas imagens de satélites Landsat 8, banda 10, para o dia 23 de agosto de 2014, intitulado de inverno e, 30 de janeiro de 2015, intitulado Verão. O mapeamento do uso e cobertura da terra para o ano de 2012 foi realizado por Santos (2016, utilizando-se a base do mapeamento realizado pela empresa Hiparc Geotecnologias Ltda. Os processamentos necessários para gerar os mapas dos campos termais das estações do ano analisadas foram realizadas no programa Spring. Os resultados apontarem o aumento da temperatura do campo térmico no Verão em relação a estação do ano Inverno. Também, foi possível verificar que fatores geográficos como orientação e morfologia das vertentes, altitude, fundo de vales interferem no campo térmico intra-classes de cada uso e cobertura da terra. A utilização de imagens de satélite do Landsat 8, apresentou-se como excelente ferramenta para o mapeamento do campo térmico em bacias hidrográficas rurais como a BHRDB.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.