PROJEÇÃO DAS CHUVAS PARA O TRIÂNGULO MINEIRO UTILIZANDO DADOS DE MODELAGEM CLIMATICA
Abstract
Modelos climáticos têm sido amplamente usados visando à projeção de possíveis condições climáticas futuras devido às mudanças climáticas. O objetivo do trabalho foi avaliar a capacidade do modelo HadCM3/Eta/CPTEC em representar os dados pluviométricos para a região do Triângulo Mineiro até meados do século XXI. O modelo gerou dados de precipitação para os time-slices 1961-1990 e 2011-2040, os quais foram comparados aos dados observados nos postos do INMET de Uberaba e Capinópolis. A validação dos dados do modelo foi feita por meio de análise estatística, aplicação de testes estatísticos (Correlação de Pearson e Teste t de Student) e a tendência dos dados futuros, avaliada por meio do Teste de Mann-Kendall. Os resultados sugerem tendência de aumento nos valores pluviométricos para os meses de julho até meados do século XXI, em ambos os postos estudados. O aumento dessas precipitações estaria relacionado a mudanças no Sistema de Monções da América do Sul (SMAS), intensificando fenômenos frontais estacionários, devido ao aumento das temperaturas projetadas para meados do século XXI.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.