PROJEÇÃO DAS CHUVAS PARA O TRIÂNGULO MINEIRO UTILIZANDO DADOS DE MODELAGEM CLIMATICA

Authors

  • Fábio Sanches Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ricardo Vicente Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Abstract

Modelos climáticos têm sido amplamente usados visando à projeção de possíveis condições climáticas futuras devido às mudanças climáticas. O objetivo do trabalho foi avaliar a capacidade do modelo HadCM3/Eta/CPTEC em representar os dados pluviométricos para a região do Triângulo Mineiro até meados do século XXI. O modelo gerou dados de precipitação para os time-slices 1961-1990 e 2011-2040, os quais foram comparados aos dados observados nos postos do INMET de Uberaba e Capinópolis. A validação dos dados do modelo foi feita por meio de análise estatística, aplicação de testes estatísticos (Correlação de Pearson e Teste t de Student) e a tendência dos dados futuros, avaliada por meio do Teste de Mann-Kendall. Os resultados sugerem tendência de aumento nos valores pluviométricos para os meses de julho até meados do século XXI, em ambos os postos estudados. O aumento dessas precipitações estaria relacionado a mudanças no Sistema de Monções da América do Sul (SMAS), intensificando fenômenos frontais estacionários, devido ao aumento das temperaturas projetadas para meados do século XXI.

Author Biographies

Fábio Sanches, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Prof. Adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Laboratório de Geomorfologia, Clima e Solos (LAGECS). E-mail: fsanches.73@gmail.com.

Ricardo Vicente Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

rcdvf@gmail.com

How to Cite

Sanches, F., & Ferreira, R. V. (2016). PROJEÇÃO DAS CHUVAS PARA O TRIÂNGULO MINEIRO UTILIZANDO DADOS DE MODELAGEM CLIMATICA. Revista De Geografia, 33(4). Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229282