A CLIMATOLOGIA APLICADA EM PORTUGAL – UMA HERANÇA TAMBÉM DO PROFESSOR CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
Abstract
Em 6 de Abril de 1983, estava o professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (CAFM), segundo a biografia publicada, como professor visitante na Universidade de Tsukuba no Japão, assinei o meu primeiro contrato como docente no então Instituto de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tinha terminado a minha licenciatura em Junho de 1982 com um bom desempenho e fui desafiada a concorrer a um dos lugares de assistente estagiário que seriam abertos na FLUP.Contudo, o ano de 1982 foi bastante conturbado em Portugal. Greves laborais, incidentes com mortes nas manifestações do dia 1º de Maio, atentados bombistas, um atentado contra o Papa João Paulo II em Fátima, a Revisão Constitucional, as eleições autárquicas, a demissão do Primeiro Ministro Pinto Balsemão, etc. O ano seguinte, 1983, iniciou-se com uma profunda crise económica e com a entrada do FMI em Portugal. Por tudo isto, o repto que me foi lançado, e que aceitei em 1982, só se concretizou em Abril de 1983. Neste artigo está um relatro dna herança do conhecimento do professor Carlos Augusto Monteiro na climatologia palicada em Portugal.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.