A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A QUALIDADE DO AR DA CIDADE DE DOURADOS (MS/BRASIL)
Abstract
Este trabalho objetiva averiguar a qualidade do ar de Dourados, cidade localizada no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), a partir da amostragem das concentrações de partículas sólidas inaláveis presentes na atmosfera urbana, por meio do uso do aparelho Handheld Laser Particle Counter modelo P311 da marca Airy Tecnology. Como um estudo de clima urbano, o foco ateve-se ao subsistema físico-químico, na aplicação da tese Sistema Clima Urbano (SCU) proposta por Monteiro (1976). Dessa forma, evidenciaram-se as emissões e as concentrações de partículas sólidas inaláveis na área urbana da cidade. Para realização do estudo foram definidos 15 pontos/locais de amostragem no perímetro urbano e os registros deram-se nos anos de 2013 e 2014. Os dados amostrados em alguns pontos da cidade apontam níveis superiores àqueles previstos na legislação CONAMA 03/90. Detectou-se também uma dinâmica intrinsecamente ligada ao cotidiano da cidade, evidenciando assim a íntima relação da poluição atmosférica com a produção do espaço urbano. Acredita-se que o estudo, inédito no MS, possa subsidiar outros estudos com as mesmas características, principalmente de cidades médias do Brasil, e, também pesquisas ligadas a climatologia, saúde e planejamento urbano e ambiental e/ou políticas públicas municipaisDownloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.