O CAPITAL MINERADOR E A NOVA DINÂMICA ECONÔMICA E TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE ALTO HORIZONTE – GOIÁS

Autori

  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Universidade Estadual de Goiás
  • Flavia Maria de Assis Paula Universidade Estadual de Goiás
  • Divina Aparecida Leonel Lunas Universidade Estadudal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229354

Abstract

O município de Alto Horizonte firma-se como um dos principais polos de extração mineral em Goiás, bem como do Brasil, sendo o que mais contribuiu para o valor de extração mineral goiana nos últimos anos. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a presença do capital minerador no município de Alto Horizonte, indicando e analisando as mudanças socioespaciais e econômicas que esse capital tem provocado. Para tanto, procedeu-se utilizando alguns passos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, aplicação de questionários/entrevistas, produção de mapas e análise e tabulação de dados. Por meio desta pesquisa, percebe-se que o município de Alto Horizonte possui realidade econômica distinta dos demais da região norte de Goiás, sendo a presença do capital minerador fator determinante para a nova dinâmica econômica e territorial que o município tem apresentado.

Biografie autore

Hamilton Matos Cardoso Júnior, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Geografia no ano de 2014 pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas; mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Mestrado em Território e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás, pertenceu à linha 1 do programa denominada ";;;Dinâmicas Territoriais no Cerrado";;;, que tem como objetivo investigar as articulações territoriais no ambiente do Cerrado. É pesquisador na grande área Geografia e sub área Geografia Regional, tendo com áreas de interesse: efeitos de grandes projetos de mineração; desenvolvimento territorial rural; agricultura familiar e setor sucorenergetico. Possuí experiência na produção de mapas cartográficos utilizando o programa ArcGis e Corel Draw. Atualmente é Assessor de Desenvolvimento Territorial no Território Rural do Sudoeste Goiano, desenvolvendo ações extensionistas. Atuou como bolsista em nível de mestrado da CAPES durante o mestrado.

Flavia Maria de Assis Paula, Universidade Estadual de Goiás

Professora efetiva do curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Goiás. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003), licenciatura em Geografia também pela Universidade Federal de Goiás (2000) e graduação em Bacharelado em Geografia pela mesma instituição (1999) . Foi professora substituta no curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás no período de 2003 a 2005. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço intra-urbano de Goiânia, segregação urbana, formação de centralidades, práticas espacias e juventudes.

Divina Aparecida Leonel Lunas, Universidade Estadudal de Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (1993), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010) e pós doutorado em Economia pela UNICAMP (2012). Atua como professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Na Universidade Estadual de Goiás desenvolve atividades no quadro de professores permanentes do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado recomendado pela CAPES. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: cotonicultura, viabilidade econômica, agricultura familiar, logística de transporte, sojicultura, agroindústria canavieira e desenvolvimento territorial.

Pubblicato

2018-05-12

Come citare

Cardoso Júnior, H. M., Paula, F. M. de A., & Lunas, D. A. L. (2018). O CAPITAL MINERADOR E A NOVA DINÂMICA ECONÔMICA E TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE ALTO HORIZONTE – GOIÁS. Revista De Geografia, 35(2), 54–74. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229354

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico