CLIMATE CLASSIFICATION IN KÖPPEN MODEL FOR THE STATE OF PERNAMBUCO - BRAZIL

Autori

  • Raimundo Mainar de Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Romildo Morant de Holanda Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mirella Alexandre Viana Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Vicente de Paulo Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229388

Abstract

O sistema de classificação climática Köppen é pouco utilizado nos estudos agrícolas devido à grande extensão das escalas de plantio em que são utilizadas. Foi utilizada a série de chuvas históricas observadas em 187 municípios do estado de Pernambuco. Para a espacialização dos resultados, utilizou-se o método de interpolação Kriging. As classificações indicadas mostraram-se muito sensíveis à orografia municipal, aos índices pluviométricos e às variações de temperatura resultando em três tipos climáticos de acordo com o modelo de Köppen. De acordo com os sistemas de classificação de Köppen, foram identificadas três características climáticas: do tipo AS em 108 municípios, o tipo semiárido quente com precipitação de verão e inverno seco (BSH), foi registrado em 55 municípios e o tipo Am predominou em 20 municípios. A classificação climática de acordo com Köppen para a área estudada está de acordo com as classificações de Camargo (1961). O modelo Kriging adaptou os resultados de forma satisfatória nos dados geoespaciais obtidos para o estado de Pernambuco. O sistema de classificação climática Köppen é eficiente apenas para a macro-escala e com baixa capacidade para separar os tipos de clima, levando em consideração a temperatura do ar, as chuvas e os elementos resultantes do balanço hídrico.

Biografie autore

Raimundo Mainar de Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Dr. em Meteorologia e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, PE, Brasil

Romildo Morant de Holanda, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof. Dr. da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Tecnologia Rural, Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental.

Mirella Alexandre Viana, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Tecnologia Rural, Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Vicente de Paulo Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof. Dr. da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Tecnologia Rural, Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental.

Pubblicato

2018-09-13

Come citare

de Medeiros, R. M., de Holanda, R. M., Viana, M. A., & Silva, V. de P. (2018). CLIMATE CLASSIFICATION IN KÖPPEN MODEL FOR THE STATE OF PERNAMBUCO - BRAZIL. Revista De Geografia, 35(3), 219–234. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229388

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico