UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ABORDAGENS E CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS

Autori

  • Márcio Balbino Cavalcante Faculdades Integradas de Patos - FIP

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229403

Abstract

O livro “Unidades de Conservação: Abordagens e características geográficas”, em questão, associa em sua discussão a tríade da Geografia Física, Geografia Humana e Ecologia Política, objetivando a compreensão das Unidades de Conservação (UCs) como territórios “vividos e “usados” e do campo de proteção da biodiversidade, a partir dos estudos de grupos sociais e da investigação de estratégias, práticas sociais e exercícios de poder, incluindo contradições, conflitos e negociação entre os atores e grupos sociais e esses espaços territoriais protegidos. Diante do contexto, a presente obra, que tem como organizadores os geógrafos-pesquisadores: Antonio José Teixeira Guerra e Maria Célia Nunes Coelho, reúne múltiplas pesquisas em UCs no âmbito da ciência geográfica, demonstrando que os profissionais geógrafos, particularmente auxiliados pelas ciências afins, podem contribuir para a compreensão das construções físicas, sociais e políticas ocorridas no contexto dos estudos das relações entre natureza e populações, sob perspectivas física, social, cultural e político-geográfica.

Biografia autore

Márcio Balbino Cavalcante, Faculdades Integradas de Patos - FIP

Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades Integradas de Patos - FIP, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduado em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

 

Pubblicato

2018-05-12

Come citare

Cavalcante, M. B. (2018). UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ABORDAGENS E CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS. Revista De Geografia, 35(2), 371–375. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229403