ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DE ENCOSTAS E DEFLAGRAÇÃO DE ESCORREGAMENTOS EM ÁREAS DENSAMENTE URBANIZADAS: UMA ANÁLISE EVOLUTIVA EM UMA SUB-BACIA DO MUNICÍPIO DE RECIFE (PE)

Autori

  • John Kennedy Ribeiro de Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabrizio de Luiz Rosito Listo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.235066

Abstract

Na Região Metropolitana do Recife, é comum a ocorrência de escorregamentos, que causam diversos prejuízos econômicos e sociais. Nesse contexto, se destaca a sub-bacia do Córrego de Nova Descoberta (zona norte do Recife), que se caracteriza por apresentar encostas com declividades elevadas e intensa ocupação antrópica, onde são registrados anualmente muitos escorregamentos. Sendo as alterações antrópicas na morfologia das encostas importantes fatores condicionantes, o objetivo desta pesquisa é comparar a morfologia original e a morfologia antropogênica, avaliando a sua influência na potencialização dos escorregamentos. Para cumprir este objetivo, foi criado um mapa das ocorrências de escorregamentos a partir de banco de dados e trabalhos de campo. Para compreender a influência das alterações antrópicas sobre as encostas, foram elaborados perfis topográficos de anos distintos (1975 e 2013), criados em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas). Os resultados mostraram que as encostas sofreram modificações consideráveis na sua morfologia original, o que potencializou a ocorrência de escorregamentos. Dessa forma, pode-se dizer que a ocupação criou knickpoints artificiais, ao longo do tempo, que romperam o perfil de equilíbrio das encostas e geraram taludes com declividades incompatíveis com os ângulos de repouso dos materiais que estruturam o relevo da região.

Biografia autore

John Kennedy Ribeiro de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do programa de Pós graduação em geografia da UFPE

Pubblicato

2018-09-13

Come citare

de Santana, J. K. R., & Listo, F. de L. R. (2018). ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DE ENCOSTAS E DEFLAGRAÇÃO DE ESCORREGAMENTOS EM ÁREAS DENSAMENTE URBANIZADAS: UMA ANÁLISE EVOLUTIVA EM UMA SUB-BACIA DO MUNICÍPIO DE RECIFE (PE). Revista De Geografia, 35(3), 1–19. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.235066

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico