ANÁLISE DO RELEVO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA
Resumo
O relevo de uma bacia tem grande influência sobre os fatores climáticos/meteorológicos e hidrogeográfricos/hidrológicos, pois a velocidade de escoamento superficial é determinada pela declividade do terreno, enquanto que os valores das variáveis: temperatura, precipitação e evaporação são influenciados pela altitude da bacia hidrográfica. Por outro lado, eventos hidrológicos individuais podem ocasionar efeitos drásticos na morfologia da bacia hidrográfica. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é o de efetuar a análise do relevo da bacia hidrográfica do açude Epitácio Pessoa, usando modelos digitais de elevação, como forma de auxiliar os estudos relacionados à gestão dos recursos hídricos da bacia. Pelo uso de técnicas de geoprocessamento e de sistemas de informações geográficas (SIG) foi possível efetuar a análise do relevo da bacia. Os resultados mostraram que a bacia em estudo exibe áreas com declividades suaves em grande parte do terreno, isso faz com que a velocidade do escoamento superficial seja baixa. A vantagem desse tipo de declive é o favorecimento de trabalhos com máquinas agrícolas. Em alguns tipos de solos, especificamente o da bacia em estudo, o processo erosivo mais acentuado praticamente não ocorre. Outra vantagem é que a bacia possui baixa susceptibilidade a inundações. Em tempo, apesar de as bases globais apresentarem resultados satisfatórios não se deve deixar de investir em levantamentos de campo. Levantamentos com maior precisão sempre serão preferíveis, porém, em lugares onde não existirem tais dados, verificou-se que a utilização das bases globais em problemas de recursos hídricos é viável.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.