TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS NO MEIO RURAL FLUMINENSE: CONTINUIDADES E RUPTURAS.

Autores

  • Daniela da Silva Egger CPDA - UFRRJ

Resumo

 Como reflexão central para este artigo, tomaremos como perspectiva a análise da relação de parceria, considerando-a forma principal de acesso aos meios de produção por parte dos agricultores, o que nos leva a buscar duplamente a compreensão dos pontos de ruptura e elementos de continuidade das formas sociais ditas tradicionais ou modernas. Para isso entendemos as mudanças nas relações sociais no meio rural como efeito geral da modernização da agricultura. E, dentro deste contexto, propomos uma busca pela compreensão das transformações recentes no espaço rural fluminense, considerando as mudanças na estrutura produtiva, que consistem na mudança da racionalidade dos agricultores daquela região e que se traduzem na atual organização laboral e, portanto, na sua inserção e integração ao mercado.

Biografia do Autor

Daniela da Silva Egger, CPDA - UFRRJ

Geógrafa, Mestranda em Ciências Socias no programa de pósgraduação do CPDA-UFRRJ, com trabalhos de pesquisa na área de desenvolvimento rural, em geografia agrária e ciências sociais, com ênfase nas relações de trabalho no campo e modernização da agrícola. Atualmente trabalha como professora substituta junto ao departamento de geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Downloads

Publicado

07.10.2010

Como Citar

Egger, D. da S. (2010). TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS NO MEIO RURAL FLUMINENSE: CONTINUIDADES E RUPTURAS. Revista De Geografia, 27(1), 6–25. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228807

Edição

Seção

Geografia Humana