DAQUILO QUE NÃO FALAMOS NA GEOGRAFIA: REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto UNIOESTE
  • David Augusto Santos PUC/SP

Resumo

Este artigo busca ampliar o debate acerca das contradições que envolvem a produção do conhecimento geográfico na atualidade. Tal discussão se faz essencial em um momento no qual tal conhecimento parece se distanciar dos movimentos de transformação da sociedade, sendo totalizado pela forma mercadoria. As práticas e ações na direção de um projeto de sociedade mais justa tem sido postas de lado enquanto o discurso técnico de uma geografia voltada aos anseios do mercado ganha força. Neste sentido, repensar o papel desta ciência na formação de professores-pesquisadores para a educação básica possibilita a discussão em torno de qual geografia queremos construir, buscando produzir a crítica a partir daquilo que, por medo ou comodismo, não falamos.

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, UNIOESTE

Mestre em Geografia Humana pela USP. Professor Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

David Augusto Santos, PUC/SP

Mestrando em Geografia pela PUC/SP. Professor de Ensino Médio da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado

07.10.2010

Como Citar

Girotto, E. D., & Santos, D. A. (2010). DAQUILO QUE NÃO FALAMOS NA GEOGRAFIA: REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Geografia, 27(1), 82–93. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228812

Edição

Seção

Geografia Humana