DO SERTÃO SECO NORDESTINO AO NÚCLEO DURO DE POBREZA ARGENTINO – POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES AO ACESSO À ÁGUA
Resumo
Do semiárido nordestino brasileiro ao noroeste argentino o processo histórico de luta pelo direito à água tem estreitos laços com o enfrentamento à pobreza entendida não somente como mínimo poder aquisitivo, mas relacionado com o nível de existência de sua população. No Brasil, a perspectiva da convivência com o semiárido cada vez mais ganha corpo e se traduz em ações práticas para a solução de questões pontuais há tempo reivindicadas a exemplo do que vem fazendo a Articulação com o Semiárido Brasileiro. Na Argentina, os moradores dos chamados Núcleos Duros de Pobreza e Miséria encontram-se diante do dilema da expansão agrícola e mudanças tecnológicas e buscam soluções contextualizadas com suas realidades. Neste trabalho, apresentam-se avanços e desafios para o acesso à água - revelados na pesquisa - inseridos nessas duas regiões semiáridas latino-americanas sob a ótica da articulação, enfrentamento à pobreza e do desenvolvimento local.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.