O PAPEL DA PESQUISA E DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Resumo
As reflexões que envolvem o processo de formação do professor de Geografia são atravessadas por várias linhas de força, entre as quais se destaca o papel da experiência de estágio nos cursos de licenciaturas. Muitos têm sido os trabalhos que contemplam tal temática, sendo este artigo mais uma contribuição nessa direção. Para tanto, propomos uma reflexão que colabore com a compreensão do estágio como uma experiência de pesquisa que contribui com o saber-fazer, mas que, ao mesmo tempo, está aberta às incertezas e dúvidas que envolvem a formação do docente. Nessa proposta reflexiva pontuamos, mesmo que brevemente, uma discussão sobre a ideia de experiência na sociedade contemporânea; em seguida, elaboramos uma discussão sobre a relação entre ensino e pesquisa, ponto de partida fundamental para transformarmos a experiência de estágio em um momento de construção de saberes. Esse percurso analítico é iluminado pelas vivências construídas enquanto professora das disciplinas de estágio da Universidade Federal Fluminense – UFF e ainda das pesquisas que vêm sendo realizadas no Laboratório de Ensino de Geografia – LEGEO/UFF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.