Dinâmicas territoriais dos nodais nordestinos do transporte rodoviário de carga

Autores

  • Daniel Monteiro Huertas

Resumo

Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territorias que corroboram a inserção dos eixos nodais cearense e Salvador-Feira de Santana, do quadrilátero PE-PB (Recife-João Pessoa-Campina Grande-Caruaru) e do ponto nodal de Mossoró (RN) como centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes.

Biografia do Autor

Daniel Monteiro Huertas

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Ed. Annablume, 2009).

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Publicado

14.03.2015

Como Citar

Huertas, D. M. (2015). Dinâmicas territoriais dos nodais nordestinos do transporte rodoviário de carga. Revista De Geografia, 32(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229121

Edição

Seção

Artigo Científico