Um convite ao resgate da geopolítica: o atual conflito russo/ucraniano como pivõ
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254885Palabras clave:
Geopolítica, conflito Russo, Territorialidade.Resumen
O presente texto tem como objetivo fazer uma análise crítica da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, ora em andamento. Para tanto, inicialmente, buscamos situar no tempo e no espaço a feitura histórica da Geografia Política e da Geopolítica dos seus territórios, ou seja, seus atores sociais, estruturas, processos funções e formas, como ressalta Milton Santos (1985), até desaguar no período Histórico atual lastreado pelo conflito, com ingerência global e, ainda, sem um vislumbre de acordo e paz. Como reforço ao entendimento dos territórios beligerantes, lançamos mão de aportes teóricos e metodológicos de geógrafos e não geógrafos estudiosos do, hoje, espaço russo/ucraniano. Serão relevados aspectos culturais, geográficos, históricos, políticos e econômicos de povos e suas diversificadas nações (por exemplo, Rus, Mongóis, Cossacos, etc.), no medievo e na modernidade capitalista, bem como suas lutas e conflitos que, historicamente, esquadrinham, dividem e fragmentam territórios, no bojo de suas estratégias geopolíticas. A feitura da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, no pós Segunda Guerra Mundial e a Ucrânia como parte de seu território; a derrocada em 1989 da URSS, a “independência” da Ucrânia, o fortalecimento da OTAN e ingerência política mundial dos Estados Unidos, são eventos formatadores de um “novo mapa do mundo tecnólotra”, geograficamente cada vez mais fragmentado, e prenhe de novas estratégias geopolíticas, nas quais se encaixam o conflito russo/ucraniano.Citas
BAUMAN, Zigmunt. Ética Pós-Moderna. São Paulo: Paulus, 1997.
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zigmunt. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zigmunt. Europa. Uma aventura inacabada. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2006.
CHAUÍ, Marilena. Brasil. Mito Fundador e Sociedade Autoritária. Ed. Fundação Perseu Abramo, 2000.
CORNELL, Elias. A Arquitetura da Relação Cidade/Campo. Brasília: Ed. ALVA Ltda. 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1987.
GEORGE, Pierre. O Homem na Terra. A Geografia em Ação. Lisboa: Edições 70, 1993.
KAPLAN, Robert D. A Vingança da Geografia: a construção do mundo geopolítico a partir da perspectiva geográfica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
KURZ, Robert. Poder Mundial e Dinheiro Mundial. Crônicas do Capitalismo em Declínio. Rio De Janeiro: Consequência Editora, 2015.
ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ed. Ática, 1993.
ROSSI, Roberto. Introdução à Filosofia. Histórias e Sistemas. São Paulo: Ed Loyola, 1996.
SÁBATO, Ernesto. Homens e Engrenagens. Campinas-SP: Papirus, 1993.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Ed HUCITEC, 1988.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Ed HUCITEC, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.