Diferente prática pedagógica (da Geografia), diferentes experiências de vida na sociedade

Autores

  • Cláudio Jorge Moura de Castilho Geografia, Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Mudança Social, Ensino da Geografia, Escola Pública, Recife.

Resumo

Este artigo reflete sobre a necessidade de se concretizar práticas pedagógicas diferentes no sentido de viabilizar, por seu turno, diferentes experiências de vida na sociedade. Reflexão que, articulando as dimensões da realidade e virtualidade no ensino de geografia, é realizada a partir da recolocação de problemas inerentes à realidade situacional da prática pedagógica em escolas públicas no município de Recife. A revisão da literatura sobre o tema e a experiência empírica do autor neste município e em sala de aula foram os principais recursos metodológicos utilizados para a discussão do tema proposto.

Biografia do Autor

Cláudio Jorge Moura de Castilho, Geografia, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e Doutorado em Géographie Aménagement du Territoire Urbanisme pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1999). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: serviços, políticas públicas, trabalho e desenvolvimento urbano. Faz parte de Comissão de avaliação de artigos para publicação em revistas nacionais e internacionais. Coordena o grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU), que presta assessoria a processos de construção de territórios por movimentos sociais.

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Publicado

2015-11-07

Edição

Seção

Movimentos Sociais na Cidade e no Campo