Cooperativismo e educação: reflexões, potencialidades e estratégias para o ensino de Geografia

Armando Peres Quintas Neto, Arthur Felipe de Melo Teixeira, Maria do Rozário Azevedo Silva

Resumo


Este ensaio é fruto da inquietação de pessoas que refletem sobre o ato de ensinar e buscam formas de fortalecer as qualidades da ciência geográfica enquanto ciência do espaço cidadão. Tendo como fio condutor e pano de fundo uma experiência de sala de aula, ocorrida em 2015 numa escola da rede privada do Recife-PE, desenvolvemos aqui nossas reflexões sobre as perspectivas e aproximações da organização cooperativa em uma sala de aula. Percorrendo um caminho teórico que aborda a autonomia freireana, a governamentalidade foucaultiana e o próprio cooperativismo, buscamos trazer um debate necessário não só às ciências geográficas, mas a todos que pensam a educação em tempos de "Escola sem Partido".


Palavras-chave


Educação; cooperativismo; autonomia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

          

         

    

 

 

 

 

REVISTA MOVIMENTOS SOCIAIS E DINÂMICAS ESPACIAIS (ISSN: 2238-8052)

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Departamento de Ciências Geográficas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Cidade Universitária, Av. Prof. Moraes Rego, n. 1235, CEP: 50670-901, Recife, Pernambuco, Brasil

Tel.: +55 (81)2126-7369

E-mail: revistamsde@gmail.com

 

 Licença Creative Commons

 A Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais foi licenciada com uma Licença Creative Commons