Cooperativismo e educação: reflexões, potencialidades e estratégias para o ensino de Geografia

Autores

  • Armando Peres Quintas Neto
  • Arthur Felipe de Melo Teixeira
  • Maria do Rozário Azevedo Silva

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2018.237738

Palavras-chave:

Educação, cooperativismo, autonomia

Resumo

Este ensaio é fruto da inquietação de pessoas que refletem sobre o ato de ensinar e buscam formas de fortalecer as qualidades da ciência geográfica enquanto ciência do espaço cidadão. Tendo como fio condutor e pano de fundo uma experiência de sala de aula, ocorrida em 2015 numa escola da rede privada do Recife-PE, desenvolvemos aqui nossas reflexões sobre as perspectivas e aproximações da organização cooperativa em uma sala de aula. Percorrendo um caminho teórico que aborda a autonomia freireana, a governamentalidade foucaultiana e o próprio cooperativismo, buscamos trazer um debate necessário não só às ciências geográficas, mas a todos que pensam a educação em tempos de "Escola sem Partido".

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Publicado

2018-08-09

Edição

Seção

Ensaios, Resenhas e Entrevistas