Ponto de inflexão no planejamento da gestão de resíduos sólidos urbanos: a superação da secundarização da questão socioambiental em Campina Grande - PB?
Keywords:
Planejamento ambiental, Política de Resíduos Sólidos, Cooperativas de CatadoresAbstract
O desenvolvimento sustentável é uma noção consolidada como premissa nos documentos que institucionalizam as políticas ambientais brasileiras. A Política Nacional de Resíduos Sólidos normatiza e pretende promover uma completa reformulação do planejamento e da gestão de resíduos sólidos nos municípios. O objetivo dessa comunicação é discutir em que medida a ação de organizações sociais urbanas, a exemplo das cooperativas de catadores se, reflete no planejamento para este setor, tomando como aporte empírico o município de Campina Grande - Paraíba. A metodologia usada foi a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos com o planejamento urbano neste município. Como resultados, indica-se que o envolvimento articulado das cooperativas e associações de catadores no planejamento e gestão de resíduos sólidos pode ser uma estratégia propícia para romper com a tendência histórica da secundarização da questão ambiental na política local de gestão dos referidos resíduos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.