A expansão urbana de Garanhuns-PE entre 1811 e 2016 e suas implicações socioambientais

Authors

  • Antonio Benevides Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adriano Lima Troleis Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2018.230751

Keywords:

Expansão urbana, Nascentes, Garanhuns-PE.

Abstract

Ao longo de sua história a cidade de Garanhuns passou por processos dinamizadores da economia que intensificaram a expansão urbana e geraram diversas implicações socioambientais, especialmente nos recursos hídricos presentes no ambiente urbano. Diante disso, este artigo teve como objetivo analisar a expansão urbana de Garanhuns-PE entre 1811 e 2016 considerando as implicações socioambientais desse processo em nascentes presentes no meio urbano. O estudo promoveu uma caracterização do meio físico com destaque aos aspectos relevantes ao processo de ocupação e a partir disso também caracterizou a expansão de Garanhuns com foco no uso e na ocupação no entorno das áreas de nascentes, produzindo assim, um mapa síntese dos diferentes períodos de evolução da mancha urbana de Garanhuns entre 1811 e 2016.

Author Biographies

Antonio Benevides Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado (2010) e Especialista (2012) em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Técnico em Meio Ambiente (2012) pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). É membro da ONG ambientalista Econordeste onde atua no desenvolvimento de projetos socioambientais, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns e atualmente atua como professor em João Pessoa-PB.

Adriano Lima Troleis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Geografia, Área de Concentração Análise Ambiental e Territorial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Atua como docente no ensino presencial nos cursos de Licenciatura e Bacharelado e no Ead no curso de Licenciatura. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Acadêmico) e Ensino de Geografia (Profissional). Tem experiência e projetos na área de Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aterro sanitário, poluição hídrica superficial e subterrânea, sistema de tratamento e abastecimento de água, saúde ambiental e problemas ambientais e sociais urbanos. Também desenvolve pesquisa na área de Ensino de Geografia com os temas: construção de recursos didáticos aplicados na educação básica e sua contribuição dentro do processo de aprendizagem. No ano de 2016 encontra-se realizando o Pós-Doutoramento na Universidade do Minho\Portugal e sua investigação está relacionada a criação de um Índice que avalia a Qualidade de Sistemas de Abastecimentos de Água que será aplicado em cidades Brasileiras e Portuguesas.

Published

2018-07-31

Issue

Section

Sociedade e Natureza, Questão Ambiental e Desenvolvimento Territorial Sustentável