Dimensões do espaço urbano para a ciclomobilidade: uma análise a partir do discurso de uma associação cicloativista

Autores

  • Antonio Fagner da Silva Bastos Propad/UFPE
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Propad/UFPE
  • Cédrick Cunha Gomes da Silva Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2017.229923

Palavras-chave:

Ciclocidade, Ciclomobilidade, Espaço urbano, Planejamento urbano.

Resumo

As cidades modernas são caracterizadas por um histórico de planejamento urbano que privilegia o sistema da automobilidade. Tal hegemonia produziu relações desiguais nos espaços urbanos, marginalizando outros modais de transporte (i.e. pedestrianismo e ciclismo). Uma resposta a essa apropriação tem sido a adoção da ciclomobilidade como forma de amenizar os problemas gerados pela soberania da automobilidade. Porém, enquanto solução ela precisa de um espaço urbano plural de modo que as demandas daqueles marginalizados possam ser atendidas ou ao menos consideradas nas políticas de mobilidade urbana. Este artigo objetiva, então, propor dimensões do espaço urbano necessárias à inserção da bicicleta como umas das ferramentas de promoção de mobilidade urbana sustentável sócio e ambientalmente identificando-as no discurso de entidades cicloativistas. Propomos quatro dimensões para atender nosso objetivo: global, local, coletiva e particular.

Biografia do Autor

Antonio Fagner da Silva Bastos, Propad/UFPE

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Propad/UFPE

Doutor em Business Studies pela University London – UL, (Inglaterra). Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, (Brasil). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1 do CNPq.

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Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Produção do Espaço: Atores, Instrumentos e Conteúdos