Planos Diretores na Zona da Mata Pernambucana: a importância do espaço rural no planejamento e gestão territorial como enfoque

Autores

  • Maria do Carmo de Albuquerque Braga Planejamento Urbano, Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mauro Normando Macêdo Barros Filho Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Planos Diretores Participativos, Mesorregião da Mata de Pernambuco, Bases Legal e Operacional, Metodologias, Diagnóstico, Espaço Rural

Resumo

Este artigo é uma síntese das experiências obtidas durante a elaboração dos Planos Diretores Participativos (PDPs) na Mesorregião da Mata de Pernambuco. O principal objetivo é confrontar a metodologia desenvolvida para a elaboração desses planos com os resultados obtidos, diante das especificidades físico-territoriais, socioeconômicas, histórico-culturais dessa mesorregião, enfocando a lacuna de propostas para o espaço rural. Assim, o artigo é composto de quatro partes. Na primeira, “Planos Diretores: uma breve contextualização nas bases legal e operacional”, é realizada uma breve contextualização da base legal disponível para a elaboração de PDP e da base operacional estabelecida pelo Governo do Estado de Pernambuco para este mesmo fim. Na segunda, “o município que temos”, são descritos a metodologia desenvolvida e os resultados alcançados no diagnóstico de quatro municípios localizados na Região de Desenvolvimento (RD) Mata Sul do Estado de Pernambuco: Amaraji, Escada, Gameleira e Ribeirão. Na terceira, “o município que queremos”, são apresentados a metodologia desenvolvida e os resultados alcançados na formulação das propostas para os mesmos municípios. Por fim, na última, “conclusão, são apresentadas algumas considerações finais sobre essas experiências.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Albuquerque Braga, Planejamento Urbano, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gestao publica, dinamica espacial, bem público, gestão urbana e patrimônio imobiliário público. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, desempenhando suas atividades na Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Mauro Normando Macêdo Barros Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1993), especialização em geoprocessamento pela UFPE (1997), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2000) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2006) com sandwich no Centre for Advanced Spatial Analysis (CASA) da University College London - UCL (2004/2005)

Downloads

Publicado

2013-03-04

Edição

Seção

Planejamento e Gestão, Políticas Públicas e Cidadania