Dinâmica da habitação popular e do “interesse social” no Recife: da Liga Social contra o Mocambo à inflexível passagem para os conjuntos habitacionais

Autores

  • Manuela Maria Nascimento
  • Diana Carolina Gómez Bautista Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Assentamentos Precários, Habitação, Recife

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a efetividade das políticas habitacionais na melhoria do acesso à moradia digna, para pessoas que estão à margem de processos decisórios e em situação de insegurança de permanência em seus territórios. E levando em conta a atual prática de realocação desses grupos, com seus antecedentes desde 1930, realizar um mapeamento dos conjuntos habitacionais construídos por meio das políticas de habitação convencionais na cidade do Recife, entre o período de 2001 e 2016, a fim de iniciar a geração e sistematização de informações que deem maior visibilidade ao processo, territórios e pessoas que compõem o universo do “interesse social”. Para tanto, foram feitas pesquisa bibliográfica, documental e de dados secundários, análise de material cartográfico e o geoprocessamento das informações sobre os conjuntos. Observou-se que a satisfação do “interesse social” foi relegada a um segundo plano nas políticas habitacionais. Isto decorre de condicionantes que não evoluem positivamente ou permanecem sob outras formas, tais como o higienismo, o clientelismo, os controles social e territorial, a distribuição desigual de benefícios e os desígnios do capital privado.

Biografia do Autor

Manuela Maria Nascimento

Cursando Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-Universidade Federal de Sergipe). Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Experiência interdisciplinar em projetos de pesquisa e extensão. Atuou profissionalmente nas áreas de ensino, geoprocessamento, gestão urbana e ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais - MSEU.

Diana Carolina Gómez Bautista, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Industrial de Santander - Colômbia (2009), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco PRODEMA-UFPE (2013-2015), Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA-UFPE (em formação). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço, políticas públicas, habitação. Membro Pesquisadora do Grupo Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Planejamento e Gestão, Políticas Públicas e Cidadania