Redes curtas de comercialização: a proximidade política, pessoal e espacial na articulação territorial entre o rural e o urbano

Autores

  • Marcos Aurélio Saquet Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Raquel Meira

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2017.229921

Palavras-chave:

Rede, proximidade, território, resistência

Resumo

Neste texto, socializamos os principais resultados que conseguimos sobre as redes curtas de comercialização ao estudar as práticas camponesas agroecológicas em seis municípios do Sudoeste do Paraná, evidenciando a abordagem territorial e reticular adotada, os princípios do campesinato e da Agroecologia, juntamente com as feiras livres, ou seja, os sujeitos, os produtos e os mecanismos de organização política e venda, centrados nas relações próximas, política, pessoal e espacialmente. Este processo está na base de uma das formas de articulação entre o rural e o urbano, na formação territorial com base numa resistência política e cultural ao agronegócio.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Saquet, Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Fez doutorado sanduíche na Università Ca Foscari de Veneza e pós-doutorado no Politecnico e Università de Turim- Itália. Foi professor visitante no Politécnico e Universidade de Turim. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde ensina também no curso de Mestrado em Geografia e é professor credenciado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Mestrado e Doutorado em Geografia); é parecerista de diferentes periódicos nacionais ranqueados pela Capes e de distintos PIBICs, além de ser membro do Comitê de Ciências Humanas da Fundação Araucária, avaliador do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF/SETI/PR) e do Programa SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia e Geografia Agrária atuando, principalmente, com os seguintes conceitos e/ou temas: território e territorialidade; desenvolvimento territorial; agricultura familiar, agroecologia e migração.

Downloads

Publicado

2017-11-27

Edição

Seção

Planejamento e Gestão, Políticas Públicas e Cidadania