Localização espacial do segmento da indústria de produtos minerais não metálicos no Rio Grande do Norte (1990 – 2010)

Autores

  • Osmar Faustino Oliveira UFPE
  • Manoel Raymundo de Carvalho Neto UFPE
  • Pollyanna Neves de Medeiros UFRN
  • Flávio Antônio Miranda de Souza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2019.239138

Resumo

O reconhecimento dos aglomerados produtivos no processo de crescimento econômico é um tema que vem sendo estudado na literatura de economia regional nos últimos anos. O problema da pesquisa, materializado neste estudo, consiste em identificar e analisar as aglomerações produtivas no setor de produtos minerais não metálicos no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo principal deste estudo é identificar e analisar a evolução das aglomerações produtivas do setor da indústria de produtos não metálicos no estado do Rio Grande do Norte nos anos 1990, 2000 e 2010. Realizou-se uma revisão bibliográfica que deu suporte à pesquisa, e um levantamento de dados secundários, que deram suporte ao cálculo do índice de Hoover e foram obtidos a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Uma vez coletados os dados da RAIS, foi preciso buscar a classificação de Subsetores segundo a classificação do IBGE, mais especificamente aos 15 subsetores que compõem o setor industrial. Os resultados mostraram que no ano de 1990 a 2010 surgiram, 44 novas aglomerações.

Biografia do Autor

Osmar Faustino Oliveira, UFPE

Mestrando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Economista registrado no Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON/RN). Tem experiência na área de Economia, desenvolvimento regional, desenvolvimento territorial, desenvolvimento urbano e metropolitano e políticas públicas. Foi voluntário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS. Como também foi bolsista de extensão no Laboratório de Estudos Rurais (LabRural) da UFRN. Foi estagiário na empresa Banco do Brasil S/A durante o período de 2013 á 2015 atuando na área administrativa e financeira desta empresa. Foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN. Exerceu a função de professor de Sociologia na Escola Estadual Professora Maria Ocila Bezerril durante o ano letivo de 2016. Área de interesse lecionar na graduação como também, na pós-graduação, nas áreas de Economia, Administração, Contabilidade, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Políticas Públicas, Ciência Política e áreas afins.

Manoel Raymundo de Carvalho Neto, UFPE

Possui graduação em Administração com Habilitação em Marketing pela Escola Superior de Marketing (ESM/FAMA), Especialista (MPA) em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela (FACINTER) e Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, exerce o cargo de Secretário no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE.

Pollyanna Neves de Medeiros, UFRN

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo sido voluntária e bolsista de iniciação científica nas áreas de economia, desenvolvimento regional e industrial no Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS. Anteriormente a graduação, participou de trabalhos na área de Desenvolvimento Web como bolsista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Regional da UFRN. 

Flávio Antônio Miranda de Souza, UFPE

Professor Titular do Departamento de Expressão Gráfica e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco. Vice coordenador do Laboratório de Tecnologias de Investigação da Cidade (LATTICE/UFPE). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em Desenho Urbano - Oxford Brookes University (1994) e doutorado em Planejamento Urbano - Oxford Brookes University (1998). pós-doutorado em políticas públicas na University of Texas at Austin (2002). Professor Visitante, Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LILLAS), University of Texas at Austin (2002). Professor Visitante, Faculdad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires (2014). Membro de Comitê Executivo desde 2002 do RC43 ? Housing and the Built Environment, International Sociological Association. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, habitação urbana de interesse social, arranjos institucionais e gestão pública, desenvolvimento sustentável, e posse da terra.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Edição

Seção

Sociedade e Natureza, Questão Ambiental e Desenvolvimento Territorial Sustentável