Espaço público: a participação dos usuários junto aos serviços de saneamento em Salvador/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2021.248527

Palavras-chave:

Saneamento básico, Espaço público, Participação social, Estudo de caso

Resumo

Normas sanitárias brasileiras apresentam uma nova configuração do planejamento e da gestão nas políticas públicas, estabelecendo mecanismos participativos nos processos decisórios. Este estudo se propõe discutir as várias modalidades de ação da participação social de usuários e apresentar um estudo de caso analisado à luz das práticas de uso dos equipamentos de saneamento básico no espaço público. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, dedutiva, de caráter exploratório realizado em uma praça localizada em um bairro de classe média da cidade de Salvador, Bahia. Os resultados apontam para pouca participação do usuário de saneamento básico no lócus selecionado. O problema exposto pela análise das práticas sociais não é novo nem se restringe ao lócus pesquisado. A realização de novos estudos é proposta, visando disseminar a importância do engajamento cívico no apoio à efetividade das políticas públicas de saneamento.

Biografia do Autor

Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi, Programa de Pós Graduação em Território, Ambiente e Sociedade da Universidade Católica do Salvador

Doutora em Geologia, Mestre em Planejamento Urbano Graduação Administração. Desenvolveu projeto de pós doutoramento no Instituto de Estudos Latino Americanos da Universidade de Estocolmo, Suécia. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão do meio ambiente, com ênfase no saneamento básico, no cooperativismo, no associativismo e no empreendedorismo social. Lidera o Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Desenvolvimento de Empreendimentos Sociais (CNPQ) ligado à pós-graduação da Universidade Católica do Salvador, Bahia. Os trabalhos desenvolvidos neste grupo de pesquisa buscam contribuir para o aprimoramento da gestão nos serviços públicos, no desenvolvimento de modelos de gestão inovadores e integradores aos recursos naturais seguindo, dentre outras, as temáticas 1- identificação de conflitos de uso dos recursos naturais e das políticas ambientais; 2- análise das políticas públicas de desenvolvimento e do meio ambiente e, 3- estudo das condições organizacionais e da funcionalidade dos ambientes urbanos ligados ao saneamento básico. O estudo das condições organizacionais ligadas ao saneamento básico considera as condições gerenciais e socioeconômicas dessas infraestruturas públicas, sua análise, funcionalidade e dinâmica espacial, além da verificação dos aspectos sócio econômicos da população, suas relações com o meio urbano, além do diagnostico dos principais problemas, limitações e potencialidades dessas condições, no sentido de elaborar planos de ordenação sócio espacial das áreas em estudo. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Território, Ambiente e Sociedade - PPGTAS e da graduação da Escola de Administração de Empresas da UCSal.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Artigos