ARTE E POLÍTICA NO BRASIL – OS ANOS 1960: questões de arte e participação social

Autores

  • Paulo Marcondes Ferreira Soares

Resumo

Este ensaio tem como pauta alguns aspectos envolvidos em certa experiência de manifestações da neovanguarda no Brasil nos anos de 1960, sobretudo, no tocante ao objeto plástico e suas transformações relativamente ao que se poderia caracterizar como meio de arte e como projeto de participação social da arte. Neste caso, as questões se voltam para a ideia da abertura ao envolvimento direto do público para com as proposições dos artistas, bem como dos aspectos coletivos de produção aí envolvidos. A discussão desses pontos tem como foco as tensões entre engajamento político e experimentalismo artístico, particularmente, face ao que parece ter resultado numa sensível mudança quanto ao uso de imagens vinculadas às categorias de “povo” e de “popular”, aparentemente transpostas para a configuração da categoria de “massa”, em contextos urbano e suburbano.

Biografia do Autor

Paulo Marcondes Ferreira Soares

Paulo Marcondes Ferreira Soares é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Desenvolve pesquisas sobre arte e política e sobre o cinema latino-americano e de países africanos, com publicações na área. Participa como membro pesquisador do Grupo Sociedade Brasileiro Contemporâneo e do Núcleo de Estudos Arte e Sociedade. Coordena atividades de estudos de cinema como ação extensiva.

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