PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: parcerias e tensões em torno da construção da cidadania na perspectiva do movimento LGBT em GOIÁS

Autores

  • Camilo Braz
  • Luiz Mello
  • Marcelo Perilo
  • Daniela Maroja

Resumo

Neste trabalho, busca-se interpretar as relações e tensões entre o movimento LGBT em Goiás e outros atores sociais que atuam de maneira substantiva nos debates públicos sobre direitos sexuais, a exemplo do Estado (nos âmbitos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário), outros movimentos sociais, igrejas, mídia e universidade. O objetivo é, assim, compreender de maneira mais abrangente o contexto de surgimento e atuação do movimento LGBT goiano, como um exemplo que pode auxiliar na análise crítica dos atuais impasses políticos relativos ao combate à homofobia e à promoção da cidadania e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil.

Biografia do Autor

Camilo Braz

Camilo Braz é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Professor adjunto II de Antropologia na Universidade Federal de Goiás (UFG) da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). Tem experiência na área de Antropologia, atuando nos seguintes temas: sexualidade, gênero, corpo, política, identidades, marcadores sociais da diferença e mercado.

Luiz Mello

Luiz Mello é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Professor associado II da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão,) e do Núcleo de Estudos em Tecnologias e Mutações Sociais. Atualmente é diretor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem interesse nas áreas de sociologia do futuro, sociologia da tecnologia e sociologia das diferenças e das desigualdades sociais.

Marcelo Perilo

Marcelo Perilo é doutorando em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Antropologia Social e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente com os temas sexualidade, gênero e juventude.

Daniela Maroja

Daniela Maroja é aluna do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGDH/UFG). Interesse e foco de estudo voltados especialmente para as questões de Gênero e Sexualidade; Cidadania e Democracia. Integrante do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da UFG.

Downloads

Edição

Seção

Artigos