Hooliganismo no futebol como um fenômeno europeu e mundial
Resumo
Nesse artigo, vou procurar desenvolver uma análise sociológica do hooliganismo no futebol como um fenômeno mundial, explorando o quão longe ele pode ser teorizado e entendido, com base em dados gerados na Inglaterra como base empírica. Chamo atenção também para o fato de que o termo ‘hooliganismo no futebol’ não é tanto um conceito científico, pertencente às ciências sociais, quanto uma noção construída por políticos e meios de comunicação. Falta precisão ao termo e o seu uso cobre uma variedade de comportamentos desviantes que têm lugar no futebol ou em contextos mais ou menos diretamente relacionados ao futebol. Estas formas de comportamento também variam em relação aos tipos e níveis de violência envolvidos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado




