ESPECTROS DE MAMDANI: desafios de uma sociologia da vida política rural na África do Sul contemporânea
Resumo
Em meados da década de 1990, a publicação de Citizen and Subject, de Mahmood Mamdani, sobre o legado diferenciado do colonialismo tardio na Africa, deslocou as formas tradicionais de descrição da vida politica naquele continente. Um dos principais legados desta obra foi o reforço da percepção de que, em países como África do Sul, as mobilizações que teriam levado a independência ou ao final do apartheid teriam caráter eminentemente urbano - um legado da socialização no mundo dos direitos modernos. Já a população rural teria sido submetida ao controle indireto por meio dos direitos e de autoridades tradicionais. Neste texto, gostaria de discutir, a partir de uma pesquisa realizada com Landless People's Movement na África do Sul, os impactos e os limites das noções dualistas de citizen e subject para a interpretação das mobilizações em zonas rurais da região de Kwazulu-Natal.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado