8 DESAFIOS DE ENSINO SUPERIOR NA ÁFRICA E NO BRASIL: a situação do ensino universitário na Guiné-Bissau e a construção da guineidade.
Abstract
O trabalho trata, em um primeiro momento, da situação do ensino superior na Guine-Bissau dentro do contexto da atual precariedade politica e socioeconômica do país. Num segundo momento, tendo em vista tanto a constituição étnica e cultural multifacetada do país quanto a artificialidade das fronteiras geopolíticas, criadas arbitrariamente pelo colonialismo, defende a necessidade de se desenvolver o sentimento de pertencimento através da construção e do fortalecimento da "guineidade", uma vez que a Guine-Bissau esta ainda sem identidade nacional consolidada, com tradições culturais e lealdades locais muitas vezes mais claras em relação a própria coletividade étnica do que a "nação" guineense propriamente dita. A universidade e a escola em geral tem, entre outras, essa responsabilidade e essa tarefa.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado