TRANSFORMAÇÕES INTERNAS E A AGENDA EXTERNA DO MERCOSUL. O caso das negociações com a União Europeia
Resumo
Neste ensaio examina-se a influência de acontecimentos recentes no sistema internacional (como o fracasso das negociações da ALCA e a crise da Rodada Doha da OMC) sob o processo inter-regional que a União Europeia e o MERCOSUL vêm desenvolvendo desde meados da década passada. Do mesmo modo, o ensaio analisa o impacto das mudanças internas no MERCOSUL, como por exemplo, o recente ingresso de Venezuela como membro pleno do bloco regional e a crise das papeleras, na agenda externa deste bloco regional.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado