PEREGUINOS E TURISTAS: diferentes modos de ser e viver o mundo
Resumo
O artigo apresenta, de forma parcial, a primeira fase da pesquisa ‘Religiosidade, Turismo e Cultura no Rio Grande do Norte’, que focaliza as peregrinações e festas religiosas da região do Seridó, as quais se transformam em espetáculo, não só pelo olhar advindo do turista, mas pelo próprio olhar dos peregrinos. Simultaneamente, turistas e peregrinos compõem-se como produtos turísticos, atores e espectadores de um mesmo fenômeno. Para esse momento, priorizou-se a festa de Sant’Ana de Caicó por ser uma das mais expressivas da região e por se tratar de um momento sui generis do fenômeno religioso, em que o produto é ao mesmo tempo produtor.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado