PARA ALÉM DO MILAGRE DO JUAZEIRO: sofrimento como sacralização do espaço, o caso dos Ave de Jesus – Juazeiro do Norte
Abstract
Este artigo pretende explorar o caso etnográfico em que um espaço, uma cidade, ganhou identidade calcada numa simbólica do sofrimento, estreitamente ligada ao ethos tradicional católico e camponês, que ainda parece resistir ao processo de urbanização/globalização. Juazeiro do Norte é conhecida como a Terra da Mãe de Deus, terra de misericórdia, do compadecimento. O que se destaca aqui é que, para além do evento “milagre do Juazeiro”, o processo identitário do lugar se faz por meio de práticas religiosas que constituem a atualização ‘ritualística’ de imagens bíblicas.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado