CIBERSPAÇOS SAGRADOS: as capelas virtuais no catolicismo contemporâneo
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a consagração católica do ciberespaço, mostrando como esta nova experiência do sagrado está vinculada às novas relações entre religião e modernidade, que levam cada vez mais as religiões tradicionais a buscar traduzir e render-se ao mundo contemporâneo. Parte-se da premissa de que as capelas e velas virtuais atendem às necessidades de uma sociedade marcada pela nova mídia. O fiel que acessa tais capelas não se constitui mais como uma pessoa que visita um espaço sagrado, mas como um usuário, consumidor, de um espaço virtual. Por outro lado, demonstra-se como a propagação das capelas virtuais associa-se ao avanço do individualismo religioso e à desregulamentação institucional vivida pelas religiões na contemporaneidade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado