IMIGRAÇÃO E DIREITOS NA REGIAO NOROESTE PAULISTA
Resumo
Este trabalho procura compreender o processo imigratório no Brasil ao explorar os aspectos legais das relações entre imigrantes e brasileiros do final do século XIX e inicio do século XX. Para isto, problematiza o debate e a criação de leis como expressões de concepções de direitos e de identidade nacional desenvolvidas e difundidas por forcas político-partidárias. Para tanto, elege a região noroeste do estado de São Paulo como universo privilegiado de pesquisa, utilizando como base de consulta duas coleções de jornais publicados nas décadas de 1920 e 1930: A Noticia, de São Jose do Rio Preto e A Cidade, de Monte Aprazível. O desenvolvimento do trabalho permite inferir que se as dissensões entre brasileiros e imigrantes não foram positivadas na forma de lei, elas existiam e denunciam que, mesmo na esfera local, ao lado das relações de cordialidade e respeito mutuo, havia espaço para disputas e confrontos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado