, A CULTURA PRIMARIA DA DEMOCRACIA: comunidades locais, públicos democráticos e associações
Resumo
Este texto procura abordar as experiências de democracia participativa, a partir do ideal de J. Dewey de uma "democracia de vizinhança", ou, em meus próprios termos. de uma cultura primária da democracia. A intenção ê aproximar teoricamente os debates recentes da sociologia francesa sobre o tema, especialmente os estudos sobre a dádiva, e a tradição pragmática norte-americana. Nesta última destacam-se os trabalhos de J. Dewey, C. Cooley e G. M. Mead., autores que procuraram, cada um a seu modo, o fundamento da experiência democrática nas esferas pr é-pol íticas da sociabilidade comunitária, sugerindo que a democracia precisa estar assentada nas estruturas de interações sociais ordinárias. É testada, então, do ponto de vista analitico, a hipótese de uma certa continuidade entre "democracia primária" (comunitária) e "democracia secundária" (institucional), verificando-se o papel das associações voluntárias na mediação desta continuidade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado