o P ARADIGMA PERDIDO DA EDUCAÇÃO: ressignificando a solidariedade social
Resumo
A desestruturação das formas clássicas de solidariedade em tomo do Estado e do trabalho tem implicado o reposicionamento dos atares no espaço público. A própria construção das práticas sociais de representação da identidade cultural dos sujeitos (individuais e coletivos) não pode mais ser abordada sem uma tomada de posição em face do que diferentes autores têm chamado de "critica da modernidade". Nesse ensaio argumenta-se que os processos de aprendizagem para "viver juntos" não podem prescindir do reinvestimento no sentido da educação e sua capacidade de formar laços de solidariedade. Tal reivestimenta eo meio central para ativar os saberes e as práticas de convivialidade pressupostas nas experiências primárias que são a base da democratização efetiva das instituições públicas em um mundo marcado pelas desigualdades crescentes. A hipótese defendida é a de que a incorporação de referenciais utilitaristas pelo campo educativo. na última década, parece implicar uma inversão no modo de regular o sctor. denegando a articulação entre politicas educacionais e projetos culturais de formação para a cidadania democrática .
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado